Condomínio solar: energia solar sem custo de instalação

Acresce Energia
By -
0

Condomínio solar: energia solar sem custo de instalação.





Imagine não precisar se preocupar com os aumentos das tarifas da conta de luz e ainda ter um consumo mais responsável. Essa já é uma realidade quando você recorre ao condomínio solar.

Esse é um conceito que torna a energia solar mais acessível para pessoas e empresas, oferecendo benefícios que incluem economia, praticidade e sustentabilidade. Mas como funciona esse sistema?

Ao continuar a leitura, você saberá quais são as principais características de um condomínio solar e como ele funciona. Confira!


O que é condomínio solar?

O condomínio solar é uma propriedade voltada para a geração desse tipo de energia, geralmente localizado em uma área rural e com grande incidência de sol. Nessa propriedade, há grandes painéis que convertem a luz do sol em energia elétrica, que é aproveitada por diversos consumidores, como você verá.

Vale notar que condomínio solar não é o mesmo que energia solar em condomínio. No primeiro caso, estamos falando de uma área especificamente voltada para a geração de energia. Já o segundo se refere às soluções que fornecem energia solar para um condomínio residencial ou empresarial.


Condomínio solar e fazenda solar são a mesma coisa?

Por falar em termos e seus significados, vale saber que o termo “fazenda solar” também costuma ser usado para definir o mesmo modelo de produção de energia que o condomínio solar. Afinal, esse tipo de fazenda é uma propriedade rural cujo foco está em gerar energia solar a partir do sistema instalado.

Porém, ambos os termos diferem da ideia de usina solar. Essa é uma estrutura muito mais ampla e robusta, focada na geração de eletricidade a partir dos raios solares para um número mais elevado de consumidores.

Como funciona o condomínio solar?

Como o próximo passo é compreender o funcionamento de um condomínio solar, vale entender o chamado efeito fotovoltaico. Por causa dele, os raios solares atingem as células fotovoltaicas dos painéis solares e geram uma agitação de elétrons.

Devido à estrutura existente, essa agitação leva à geração de corrente e, posteriormente, da energia elétrica. Com a ajuda dos inversores, essa energia é injetada na rede de distribuição local que compartilha a eletricidade para os consumidores — incluindo os participantes do condomínio solar.

Depois, cada consumidor tem a chance de “contratar” uma parte dessa energia gerada, tendo direito a um determinado volume de créditos. Esses créditos, então, servem para ter desconto da conta de luz cobrada pela distribuidora responsável.

Vantagens do condomínio solar

Recorrer ao condomínio de energia solar apresenta muitas vantagens. Veja quais são os principais benefícios desse modelo de geração!


Maior acessibilidade

O condomínio de energia solar é uma solução acessível e prática para aproveitar esse tipo de energia. Sem os condomínios ou fazendas solares, é preciso investir no próprio sistema e projeto de energia solar.

Isso exige uma série de etapas, como a instalação de painéis. Além disso, nem sempre há o espaço necessário ou as condições ideais para gerar a energia solar para atender às necessidades do imóvel, por exemplo.

Instalar os próprios painéis exige um alto investimento inicial e pode envolver muitas burocracias. Com o condomínio solar, por outro lado, é muito fácil assinar um plano de energia solar, também conhecido como energia solar por assinatura, sem precisar arcar com todo esse custo inicial.

Logo, a fazenda solar torna a energia renovável acessível para todos. E o mais importante: de forma prática, sem precisar realizar grandes projetos de instalação e estrutura.


Economia mensal

Outro ponto importante é que os condomínios solares são muito convenientes para gerar economia mensal na conta de luz. Como os créditos adquiridos são abatidos da conta, você tem a chance de pagar menos a cada mês.

Além disso, o uso dos créditos solares pode ajudar você a se proteger dos aumentos nas tarifas de energia elétrica. A mudança de bandeira tarifária, por exemplo, pode aumentar muito os custos -— e o uso dos créditos é uma forma de controlar melhor os gastos.


Apoio à sustentabilidade

A energia solar é renovável, já que os raios solares ficam disponíveis de maneira abundante e contínua. Isso a difere da alternativa de fontes de energia baseadas em recursos escassos e que levam mais tempo para se renovar.

Por causa dessa característica, recorrer à energia solar é mais sustentável. Além de estimular o desenvolvimento do setor, você diminui a sua pegada de carbono no meio ambiente e ajuda a proteger os recursos naturais de forma mais eficiente.

Quem pode se beneficiar de um condomínio solar?

O condomínio solar é uma modalidade capaz de gerar aspectos positivos para diversos participantes. Por isso, veja quem pode se beneficiar desse tipo de solução!


Consumidores

Todos os consumidores de um condomínio solar aproveitam as vantagens da energia solar, desde a acessibilidade e a economia até a sustentabilidade. Além disso, eles não precisam se preocupar com a manutenção ou expansão do sistema fotovoltaico, já que toda a operação fica por conta da empresa geradora da energia e cada plano supre a necessidade de consumo de cada perfil.

Energia solar em casa e apartamento

No caso dos consumidores domésticos, tanto os residentes em casas quanto em apartamentos se beneficiam — inclusive no caso de imóveis alugados. Para quem é inquilino, em especial, isso é bastante benéfico, já que a instalação de painéis solares é menos viável, por exigir a autorização do proprietário.

Também vale destacar que a energia solar em apartamento costuma ter desafios como a falta de espaço e as restrições do condomínio quanto à instalação de painéis solares. Com os condomínios solares, é possível ter as vantagens relacionadas a esse tipo de energia.


Empresas

Empresas de diferentes setores também podem participar de um condomínio solar. Por meio dele, as companhias podem aproveitar vantagens como a construção de uma imagem mais sustentável.

No geral, a energia solar para empresas também consegue reduzir os custos operacionais e ter mais estabilidade em relação às cobranças da conta de luz. Isso é especialmente vantajoso para estabelecer uma gestão financeira eficiente, por exemplo.

Conheça a solução de assinatura de energia solar para empresas de diferentes portes e segmentos.


Propriedades rurais

As propriedades rurais também se beneficiam dos condomínios solares, já que conseguem economizar na conta de luz e ter acesso a esse tipo de energia, mesmo em lugares que são alugados, desde que estejam conectados a uma distribuidora de energia. 

Como investir em condomínio solar?

Para investir em um condomínio solar, o primeiro passo é encontrar uma empresa que ofereça a possibilidade de contratar a geração compartilhada de energia. Nesse caso, essa companhia é a responsável por criar a fazenda solar e manter o seu funcionamento, oferecendo créditos de energia solar de acordo com as necessidades de cada cliente.

Após a seleção, você deve escolher qual é o plano adequado para você. Isso depende do seu consumo e de quanto você deseja economizar, oferecendo flexibilidade completa.

A partir daí, é só aproveitar a economia mensal na conta de luz, utilizando uma energia renovável e gerando menos impacto ao meio ambiente.

Planos de crédito de energia solar

Na hora de aproveitar as vantagens do condomínio solar, você pode contar com a Acresce Energia, empresa líder em geração distribuída compartilhada em Minas Gerais e uma das companhias pioneiras do setor que está em atividade desde 2021.

Depois de conferir essas informações, você já sabe como funciona o condomínio solar e quais vantagens ele oferece. Agora, que tal ter acesso a essa alternativa?  Saiba mais sobre os planos de energia solar por assinatura da Órigo e contrate o seu!

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, vamos la!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!